Festa da Polenta
A Festa da Polenta é uma festa realizada na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES), sempre na primeira e segunda semana de Outubro (durante 8 dias no total).
Todo ano, a preparação para a festa começa em Março, com o Plantio do Milho, em Bananeiras, na propriedade do Sr Ambrósio Falchetto.
Em Julho, acontece a Serenata Italiana pelas ruas da cidade até o Centro de Eventos, “Polentão”.
No mês de Setembro ocorre a Colheita do Milho (plantado em Março), que será utilizado para a festa.
Finalmente em Outubro, começa a festa, e dentre as principais atrações, estão: o desfile do queijo gigante, das famílias, carros de boi, tropas e transporte de milho, eleição da Rainha e Princesas, além de shows Nacionais, e o famoso “Tombo da Polenta”. Na nova Casa da Nonna é possível conhecer um pouco mais da cozinha , sala de bordados, café, sobremesas e bate-papo. Além do Paiol do Nonno com sanfona, viola e violão e muito trabalho para descascar, debulhar e moer o milho para fazer a polenta. Outra atração é o Armazém da Polenta, um lugar de reviver nossa historia e levar lembranças da Festa da Polenta.
E é claro, há sempre muita comida típica e muita polenta com os almoços dos sábados que são acompanhados com as mesmas atrações de domingo.
Nessa festa outra coisa que não falta é diversão com os jogos de Moretina, Bocha, Cantarolas, Brincadeiras e muito mais.
Festa do Tomate
A Festa do Tomate acontece na comunidade do Alto Caxixe em Venda Nova do Imigrante. A festa, que é tradicionalmente realizada no Centro de Eventos Tomatão desde 1987, faz parte da cultura do Município e é considerada uma das festas de maior expressão da agricultura do Espírito Santo. A programação do primeiro dia conta ainda, com a tradicional eleição da Rainha e Princesas da Festa do Tomate, shows nacionais, logo pela manhã, a partir das 08h30, acontece a tratorada e o encontro de agricultores no Centro de Eventos. Em seguida, às 10h da manhã, será realizada a celebração da Santa Missa em ação de graças pelas colheitas mais almoço típico com música ao vivo. Acontece também a exposição e avaliação dos frutos que participarão do concurso de melhor tomate da festividade e partir das 14h, e a entrega da premiação do concurso de qualidade.
Festa do Morango
A Festa do Morango de Pedra Azul, no município de Domingos Martins, no Espírito Santo é uma festa agrícola realizada anualmente a princípios de agosto desde 1985. É uma das principais atividades de agroturismo da região serrana capixaba. É organizada pela Associação Festa do Morango- AFEMOR e acontece no Centro de Eventos “Morangão“, na festa é feita a famosa Torta Gigante de Morango em parceria com o Conselho Paroquial.
Integra um conjunto de festas que mantêm a tradição rural e a comunidade local.
Festa do Socol
A festa acontece em Venda Nova do Imigrante, na região de Alto bananeiros. O nome SOCOL está relacionado a forma tradicional de produção do embutido: amarrado em tiras que remetem às vértebras do pescoço do porco. Por isso, passou a ser chamado de ‘so colli’, que, no dialeto do Vêneto, região italiana de origem de muitos imigrantes, é como se denominam os ‘ossos do pescoço’
Com o tempo, no Brasil, o nome do produto se abrasileirou para SOCOL.
Começou pequena, mas com a comunidade unida e engajada na produção da festa, diversos membros ofereceram os seus serviços voluntários, exatamente como é feito até hoje.
A partir daí a festa só cresceu.
Assim como outros eventos em Venda Nova, a Festa do Socol também estimula o voluntariado:São em média 150 voluntários que fazem da Festa um evento 100% beneficente à comunidade e a entidades de Venda Nova do Imigrante.
SÃO 2 DIAS DE FESTA COM:
Palpite da Linguiça em Metro | Atrações Musicais | Leilão do Socol gigante |
Aula Show com pratos à base de Socol | Cantarola Italiana
Cervejas Artesanais da região | Pratos Típicos