Canaltures

Festas nas Montanhas Capixabas

Festa da Polenta

 

Festa da Polenta é uma festa realizada na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES),  sempre na primeira e segunda semana de Outubro (durante 8 dias no total).

Todo ano, a preparação para a festa começa em Março, com o Plantio do Milho, em Bananeiras, na propriedade do Sr Ambrósio Falchetto.

Em Julho, acontece a Serenata Italiana pelas ruas da cidade até o Centro de Eventos, “Polentão”.

No mês de Setembro ocorre a Colheita do Milho (plantado em Março), que será utilizado para a festa.

Finalmente em Outubro, começa a festa, e dentre as principais atrações, estão: o desfile do queijo gigante, das famílias, carros de boi, tropas e transporte de milho, eleição da Rainha e Princesas, além de shows Nacionais, e o famoso “Tombo da Polenta”. Na nova Casa da Nonna é possível conhecer um pouco mais da cozinha , sala de bordados, café, sobremesas e bate-papo. Além do Paiol do Nonno com sanfona, viola e violão e muito trabalho para descascar, debulhar e moer o milho para fazer a polenta. Outra atração é o Armazém da Polenta, um lugar de reviver nossa historia e levar lembranças da Festa da Polenta.

E é claro, há sempre muita comida típica e muita polenta com os almoços dos sábados que são acompanhados com as mesmas atrações de domingo.

Nessa festa outra coisa que não falta é diversão com os jogos de Moretina, Bocha, Cantarolas, Brincadeiras e muito mais.

Festa do Tomate

Portal de Notícias 24 horas | Capixaba | Espírito Santo, Brasil e Mundo

A Festa do Tomate acontece na comunidade do Alto Caxixe em Venda Nova do Imigrante. A festa, que é tradicionalmente realizada no Centro de Eventos Tomatão desde 1987, faz parte da cultura do Município e é considerada uma das festas de maior expressão da agricultura do Espírito Santo. A programação do primeiro dia conta ainda, com a tradicional eleição da Rainha e Princesas da Festa do Tomate, shows nacionais, logo pela manhã, a partir das 08h30, acontece a tratorada e o encontro de agricultores no Centro de Eventos. Em seguida, às 10h da manhã, será realizada a celebração da Santa Missa em ação de graças pelas colheitas mais almoço típico com música ao vivo.  Acontece  também a exposição e avaliação dos frutos que participarão do concurso de melhor tomate da festividade e partir das 14h, e a entrega da premiação do concurso de qualidade.

Festa do Morango

Festa do Morango de Pedra Azul 2024

Festa do Morango de Pedra Azul, no município de Domingos Martins, no Espírito Santo é uma festa agrícola realizada anualmente a princípios de agosto desde 1985. É uma das principais atividades de agroturismo da região serrana capixaba. É organizada pela Associação Festa do Morango- AFEMOR e acontece no Centro de Eventos “Morangão“, na festa é feita a famosa Torta Gigante de Morango em parceria com o Conselho Paroquial.

Integra um conjunto de festas que mantêm a tradição rural e a comunidade local.

 

Festa do Socol

A festa acontece em Venda Nova do Imigrante, na região de Alto bananeiros. O nome SOCOL está relacionado a forma ​tradicional de produção do embutido: ​amarrado em tiras que remetem às vértebras ​do pescoço do porco. Por isso, passou a ser ​chamado de ‘so colli’, que, no dialeto do ​Vêneto, região italiana de origem de muitos ​imigrantes, é como se denominam os ‘ossos ​do pescoço’

Com o tempo, no Brasil, o nome do produto ​se abrasileirou para SOCOL.

Começou pequena, mas com a ​comunidade unida e engajada na ​produção da festa, diversos membros ​ofereceram os seus serviços voluntários, ​exatamente como é feito até hoje.

A partir daí a festa só cresceu.

Assim como outros eventos em Venda ​Nova, a Festa do Socol também estimula ​o voluntariado:São em média 150 voluntários ​que fazem da Festa um evento ​100% beneficente à ​comunidade e a entidades de ​Venda Nova do Imigrante.

SÃO 2 DIAS DE FESTA COM:

Palpite da Linguiça em Metro | Atrações Musicais | Leilão do Socol gigante |

Aula Show com pratos à base de Socol | Cantarola Italiana

Cervejas Artesanais da região | Pratos Típicos